segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Atraso de linguagem

Algumas crianças não começam logo a falar, nem progridem na aquisição das habilidades lingüísticas ao mesmo tempo. Umas falam antes do prazo e outras não, mas, segundo Piaget em torno dos 8 meses, o bebê é capaz de imitar os sons do ambiente, as onomatopéias ( bi...bi ; au...au ; zzzzz ).Segundo ele, o atraso na linguagem nada mais é do que a aquisição tardia da mesma, já que toda criança tem os mecanismos para a sua aquisição.
          Claro, existem causas efetivas para o atraso ou para a não aquisição regular da linguagem, como: o retardo mental, autismo, deformidades orais (lábio leporino, fissura palatina ), deficiência auditiva, transtornos afetivos, causas ambientais (falta de estimulação); como também, problemas neurológicos.

           Como pais e professores podem ajudar a criança com atraso de linguagem?

           1- Investigando junto a fonoaudiólogos, médicos e profissionais afins as possíveis causas físicas e/ou emocionais que possam ser responsáveis pelo atraso;
           2- Estimule a criança com frases curtas, palavras simples e articuladas corretamente.
           3- Encoraje qualquer tentativa de fala da criança, mesmo que a articulação não esteja correta. Não se antecipe, deixe que ela diga o que quer!
           4 - Leia livros e revistas, comente gravuras e deixe que ela faça o mesmo.
           5 – Favoreça o contato com a natureza e com outras crianças.

          O processo de desenvolvimento da criança se dá através da manipulação e experimentação, onde são interiorizados os significados que são impostos pelo grupo social. É através dessa vivência que a criança começa a compreender as palavras.
           Lembre-se, que é importante não só a intervenção de um profissional de fonoaudiologia, mas de uma equipe multidiscipinar (como, psicólogos, psicopedagogos e médicos), além da ajuda dos próprios pais e professores que é fundamental para um prognóstico positivo. É preciso saber, contudo, que a resposta positiva ao tratamento pode variar de acordo com a gravidade do problema que causou o atraso e com a interação entre as partes envolvidas no processo terapêutico ( profissionais, pais e professores ).
           É necessário que fiquemos atentos à fala dos nossos pequenos, já que é através dela que entraremos num dos processos mais mágicos e importantes da nossa vida: a alfabetização, que é a nossa principal porta de acesso ao mundo.

                                                                            Claudia Tostes (CRFA 8922)
                                                                                      Fonoaudióloga

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