PSICOPEGAGOGIA
Tem como
proposta buscar a reintegração dos aspectos afetivos e cognitivos da
aprendizagem. Para isso são trabalhadas questões cujo resgate se faz necessário
em cada indivíduo. Destinam-se aqueles que apresentam dificuldades no seu
processo de aprendizagem, assim como alunos que são considerados inaptos dentro
do sistema educacional convencional.
O objetivo é a reeducação, ou remediação,
e a promoção do desaparecimento do sintoma. O trabalho é realizado em conjunto com o profissional da escola e da saúde,
através de sessões com a criança, o adolescente e os familiares. Hipótese
diagnóstica sobre as dificuldades apresentadas são traçadas buscando
desenvolver e reduzir o bloqueio em relação à aprendizagem. Auxiliando na
elaboração de métodos de ensino, organizando e orientando a vida escolar do
aluno quando este não sabe fazê-lo espontaneamente. Junto à família, à escola e à comunidade, a Psicopedagogia trabalha as
características das diferentes etapas do desenvolvimento através de cursos,
palestras e conversas informais, que possibilitam a orientação de acordo com o
grupo, como também atendimentos individuais dependendo da situação-problema.
Há um programa específico para cada tipo de atendimento
que é realizado através da oficina (corpo e mente, memória, experiência,
criatividade, culinária, teatro, brinquedoteca, arteterapia.), um recurso que
possibilita o treinamento com técnicas especializadas através da vivência de
variadas formas de atividades em prol da aprendizagem e socialização
MEMÓRIA
Tem o objetivo de prevenir e estimular a memória favorecendo a autoestima e o
resgate da história da pessoa como, também, a orientação de como lidar com as
dificuldades de memorizar, visando o melhor desempenho durante todo o processo
de vida e de aprendizagem escolar. Pode ser direcionada para crianças,
adolescentes, adultos e terceira idade.
CORPO E MENTE
Este trabalho é voltado para a estimulação do corpo, resgatando a memória em
todos os aspectos e buscando exercitar as diversas funções cerebrais através de
jogos, dramatizações, brincadeiras e vivências. O trabalho e o exercício da
flexibilidade evita a rigidez de idéias. Pode ser direcionada para crianças,
adolescentes, adultos e terceira idade.