Quando olhamos nossa história de vida, podemos observar as perdas com as quais nos deparamos, seja ela de pessoas ou coisas das quais abrimos mão. Porém, as perdas fazem parte do ciclo da vida, onde não tem como ter crescimento pessoal sem passarmos por momentos de sofrimento e renúncia.
Por isso, é preciso refletir que os momentos difíceis pelos quais passamos poderão possibilitar um aprendizado que auxiliará em um amadurecimento emocional, nos fortalecendo para as vicissitudes da vida. Pense: em que momento você considera que teve um maior aprendizado - com suas perdas ou ganhos? Na dor ou no bem-estar? Em cada um destes momentos aprendemos algo, não?
Neste contexto, nos remetemos a saudade, que nos leva a olhar para o tempo passado. A recordação é saudável, porém a nostalgia intensa, que nos impede de viver o tempo presente e negar a continuidade da vida, afeta a nossa estrutura psicológica.
Assim, é necessário reconhecer a dor da perda, que faz parte do movimento da vida. Porém, nem sempre conseguimos sozinho, sendo importante aceitarmos que em determinados momentos precisamos de ajuda!
Renata Viegas (CRP 05/36064)
Psicóloga Clínica e Hospitalar
Renata Viegas (CRP 05/36064)
Psicóloga Clínica e Hospitalar
Nenhum comentário:
Postar um comentário