Atraso
de linguagem
Linguagem
Algumas crianças não começam logo a falar,
nem progridem na aquisição das habilidades lingüísticas, dentro das idades
previstas para a maioria delas, outras ao contrario, falam antes desses prazos.
Piaget acredita que em torno de 8 meses, o
bebe e capaz de imitar as onomatopéias ( ex.
co ....co / zzzzzz …. ( abelha) / bi ….bi
(carro).O atraso da linguagem nada mais e do que a aquisicao tardia da mesma.
· Retardo mental / Autismo infantil / Deformidades orais (lábio leporino,fissura
palatina) / Transtornos afetivos
emocionais(superprotecao,rejeição,inadaptacao familiar) / Influencias ambientais(falta de
estimulação,métodos insuficientes,pais com deficiência auditiva,gêmeos) / Problemas neurologicos ,entre outros.
Como os pais podem ajudar a criança com atraso de linguagem.
·
Estimular a criança oralmente com
frases curtas , palavras simples e articulação clara.
·
Encorajando qualquer tentativa de fala
da criança, mesmo que a articulação não esteja correta.
·
Lendo livros e revistas
·
Contando historias
·
Comentando sobre gravuras
·
Favorecendo o contato com a natureza .
A criança com atraso de linguagem, devera
freqüentar praças, parques, clubes, lugares amplos, onde ela poderá ter contato
com outras criancas, evitando zombarias.Como os professores podem ajudar a criança com atraso de linguagem.
*Reservar algum tempo, mesmo que pequeno para interação verbal e averbal.
Encorajar suas tentativas de comunicação.
Utilizar uma linguagem no nível de compreensão do aluno
Deixar o aluno manipular objetos da escola, explorar livros e revistas, fazer passeios de observações, procurando com frases simples ao nível do desenvolvimento do aluno, enriquecer o seu vocabulário e organizar o seu pensamento.Não confundir o aluno com um vocabulário muito extenso, pois não funciona.
Comentar sobre gravuras, contar historias, ler livros, revistas infantis, dizer versos e estimular o aluno a realizar atividades criadoras.
O processo de desenvolvimento da linguagem se da através da manipulação e experimentação, onde são interiorizados os significados que são impostos pelo grupo social e através dessa vivencia que a criança começa a compreender as palavras.
E importante lembrar que qualquer deficiência deve ter a interação tanto escolar, familiar e de uma equipe interdisciplinar(fonoaudiologos,psicopedagogos, psicológos, médicos, pedagogos entre outros) que estejam atentos para qualquer irregularidade no desenvolvimento dessa criança e se for o caso fazer a indicação necessaria.
A resposta desse tratamento ( prognostico ),
varia com a gravidade dos fatores etiológicos envolvidos, sendo melhor,nos
casos cuja o atraso da linguagem se deve a falta de motivação ou um ambiente
sem estimulação.
O processo de desenvolvimento
da linguagem se da através da manipulação e experimentação onde são impostos
pelo grupo social e através dessa vivencia que a criança começa a compreender
as palavras.E importante lembrar que qualquer dificuldade deve ter a interação escolar, familiar e profissionais habilitados(fonoaudiólogo, psiciologo, psicopedagogo,médicos entre outros) atentos para qualquer irregularidade no desenvolvimento dessa crianca e se for o caso indicar para o profissional da área o quanto antes.
Claudia Tostes
Bento (CRFa 8922)
Fonoaudióloga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário