segunda-feira, 20 de maio de 2013


           Atraso de linguagem

Linguagem

Algumas crianças não começam logo a falar, nem progridem na aquisição das habilidades lingüísticas, dentro das idades previstas para a maioria delas, outras ao contrario, falam  antes desses prazos.
Piaget acredita que em torno de 8 meses, o bebe e capaz de imitar as onomatopéias ( ex.  co ....co /  zzzzzz …. ( abelha) / bi ….bi (carro).
O atraso da linguagem nada mais e do que a aquisicao tardia da mesma.

 Causas

·  Retardo mental /  Autismo infantil /  Deformidades orais (lábio leporino,fissura palatina) /  Transtornos afetivos emocionais(superprotecao,rejeição,inadaptacao familiar) /  Influencias ambientais(falta de estimulação,métodos insuficientes,pais com deficiência auditiva,gêmeos) /  Problemas neurologicos ,entre outros.

 

Como os pais podem ajudar a criança com atraso de linguagem.


·        Estimular a criança oralmente com frases curtas , palavras simples e articulação clara.

·        Encorajando qualquer tentativa de fala da criança, mesmo que a articulação não esteja correta.

·        Lendo livros e revistas

·        Contando historias

·        Comentando sobre gravuras

·        Favorecendo o contato com a natureza .
A criança com atraso de linguagem, devera freqüentar praças, parques, clubes, lugares amplos, onde ela poderá ter contato com outras criancas, evitando zombarias.

Como os professores podem ajudar a criança com atraso de linguagem.

*Reservar algum tempo, mesmo que pequeno para interação verbal e averbal.

Encorajar suas tentativas de comunicação.
Utilizar uma linguagem no nível de compreensão do aluno
Deixar o aluno manipular objetos da escola, explorar livros e revistas, fazer passeios de observações, procurando com frases simples ao nível do desenvolvimento do aluno, enriquecer o seu vocabulário e organizar o seu pensamento.Não confundir o aluno com um vocabulário muito extenso, pois não funciona.

Comentar sobre gravuras, contar historias, ler livros, revistas infantis, dizer versos e estimular o aluno a realizar atividades criadoras.

O processo de desenvolvimento da linguagem se da através da manipulação e experimentação, onde são interiorizados os significados que são impostos pelo grupo social e através dessa vivencia que a criança começa  a compreender as palavras.

E importante lembrar que qualquer deficiência deve ter a interação tanto escolar, familiar e de uma equipe interdisciplinar(fonoaudiologos,psicopedagogos, psicológos, médicos, pedagogos entre outros)  que estejam  atentos para qualquer irregularidade no desenvolvimento dessa criança e se for o caso fazer a indicação necessaria.

A resposta desse tratamento ( prognostico ), varia com a gravidade dos fatores etiológicos envolvidos, sendo melhor,nos casos cuja o atraso da linguagem se deve a falta de motivação ou um ambiente sem estimulação.
O processo de desenvolvimento da linguagem se da através da manipulação e experimentação onde são impostos pelo grupo social e através dessa vivencia que a criança começa a compreender as palavras.

E importante lembrar que qualquer dificuldade deve ter a interação  escolar, familiar e profissionais habilitados(fonoaudiólogo, psiciologo, psicopedagogo,médicos entre outros) atentos para qualquer irregularidade no desenvolvimento dessa crianca e se for o caso indicar para o profissional da área o quanto antes.

Claudia Tostes Bento (CRFa 8922)
Fonoaudióloga.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário